A tecnologia está sobrecarregando sua mente?

A tecnologia está sobrecarregando sua mente?

/
28 de abril de 2022
/
28 de abril de 2022

Certamente a revolução tecnológica trouxe inúmeras facilidades para nossas vidas, quase todas as atividades do nosso dia-dia podem ser resolvidas com alguns cliques na tela do smartphone.

Além disso, através da telinha, temos acesso as mais diversas opções de conteúdo, seja para entretenimento, conhecimento, informação e muito mais.

Isso fez com que passássemos a destinar, grande parte do nosso tempo para o uso do celular.

Sem falar na forma de nos relacionarmos pelas redes sociais, algo que a maioria das pessoas acompanha minuto a minuto durante todo o dia.

Junto a isso um grande cansaço mental vem sendo potencializado, e quando nos damos de conta estamos exaustos, sem energia para nada.

Todos sabemos que devemos gerenciar o uso da tecnologia em nossos dias, porém a dependência esta tão forte, que não conseguirmos desligar, lembrando até mesmo uma dependência química.

A tecnologia também é vista como uma fuga, uma vez mergulhando no digital, esquecemos os problemas da vida real.

As pessoas estão com dificuldade de se colocar presentes, focadas no “Agora”, se mostrando cada vez mais dispersas e com déficit de atenção, não vivendo por completo cada experiência.

E como minimizar este desgaste?

É possível sim, gerenciar o uso da tecnologia, tendo compromisso com isso e com todos que convivem conosco.

Valorizar o convívio social, criar atividades em família, investir tempo nos hobbies e atividades físicas, preenchendo a agenda com outras coisas que gostamos, nos fazem esquecer por períodos a tecnologia.

A leitura de livros físicos, porque hoje temos diversos aplicativos digitais, também é uma maneira de aprofundar o pensamento em algo longe da tecnologia.

Meditar é uma arte, que também nos coloca despertos, conscientes no presente, nos deixando inclusive mais lúcidos para este gerenciamento.

Vale muito a pena ter estes cuidados para não transformar a vida em algo pesado e maçante, comprometendo as relações e o que mais importa na vida, o Verdadeiro Valor.

Maurício Tavares
Fundador e Colunista
Fundador do Verdadeiro Valor e Investidor
Compartilhe:
Comentários:

Artigos relacionados:

por Gabriel Carneiro
em Liberdade
Tenho visto uma quantidade de amigos revendo a continuidade de permanência nas redes sociais. Até onde aquele pequeno fragmento da rotina...
16 de junho de 2022
Nenhum comentário
por Maurício Tavares
em Liberdade
O que falar de liberdade, certamente um dos pilares mais preciosos do verdadeiro valor. Liberdade é leveza, é direito de escolha,...
3 de agosto de 2022
Nenhum comentário
>