Cuide bem dos seus joelhos

Cuide bem dos seus joelhos

/
16 de janeiro de 2023
/
16 de janeiro de 2023

Há exatamente 20 anos, surgiu um vídeo, na voz de Pedro Bial, apresentando uma série de incríveis lições de vida. Chamava-se “Filtro Solar”. Ele ensinava coisas como “todo dia enfrente pelo menos uma coisa que te meta medo”, “não seja leviano com o coração dos outros” e “dedique-se a conhecer seus pais”. O texto é uma adaptação do original da jornalista americana Mary Schmich.

Confesso que na época quando o assisti, pareceu fora de contexto um trecho que dizia “seja cuidadoso com os joelhos”, eu não entendi. Mas hoje, passadas duas décadas da sua viralização, e depois de tantos anos estudando as neurociências, o joelho deixou de ser um intruso na poesia e faz todo sentido pra mim. Tudo porque aprendi que um cérebro saudável depende, antes de tudo, de um corpo que se movimenta.

Você acha que inevitavelmente desenvolverá demência ou doença de alzheimer quando envelhecer? Nada disso, você pode envelhecer e continuar com uma mente ótima. Meus amigos, cravem aí: seu cérebro envelhecerá de verdade quando você parar de se movimentar, quando passar muito tempo sentado em um sofá, ou mesmo numa cadeira de escritório. Quando ficar na cama mais do que o necessário para um bom sono.

O cérebro é o agente executivo do corpo. O processamento motor gerenciado por ele envolve uma infinidade de atividades complexas. Por isso, um corpo ativo também modula melhor as emoções positivas, os hormônios e os neurotransmissores. O corpo ativo regula o sono e o estresse.

Então, cuide bem da sua saúde de maneira geral. Mas, se quiser cuidar do seu cérebro, priorize o movimento, as caminhadas, o reforço físico, os alongamentos, e dê atenção especial aos seus joelhos.

Maurício Refatti
Colunista
Professor de Neurociência e Marketing
Compartilhe:
Comentários:

Artigos relacionados:

por Gabriel Carneiro
em Atitude
Estou cansado. Aliás, estamos, todos nós brasileiros, cansados. Não se trata de um cansaço da esquerda, do centro ou da direita....
20 de abril de 2022
Nenhum comentário
por Gabriel Carneiro
em Atitude
Depois de muitos anos atendendo pessoas e seus dilemas, percebi que toda vez que colocamos foco em mostrar que somos fortes...
1 de maio de 2022
Nenhum comentário
>