O ser humano, diferente de todos os outros seres da terra, desenvolveu uma capacidade especial de interação que proporcionou a ele chegar ao topo da cadeia alimentar.
Essa capacidade não é a inteligência, como muitos pensam, mas a linguagem ficcional.
Foi ela que nos permitiu elaborar uma sociedade baseada ele elementos subjetivos como a cultura, a política, a religião e até mesmo a ciência.
Projetar o futuro ou se arrepender de feitos passados é um artifício único do nosso cérebro.
Pensar sobre nossos próprios pensamentos e planejar o melhor programa de férias também.
Os estudiosos também chamam essa capacidade de meta-cognição.
É dessa capacidade de transcender os elementos materializados e de materializar situações imaginadas pelo nosso intelecto, que criamos a arte, a fé e a comunicação; que construímos cidades e aviões.
E, com isso, também pudemos elaborar os rituais, os mitos e desenvolver a escrita, que proporcionaram transferir conhecimentos anteriores às novas gerações.
Se somos capazes de imaginar algo, somos capazes de criá-lo.
Toda a inovação humana é fruto dessa verdade que alguns insistem em não levar a sério.
Homens, cuja imaginação é capaz de gerar em si emoções recorrentes, fortes e duradouras, são aqueles que tiram os projetos do papel e criam maravilhas para si e para o mundo.
Todos nós somos capazes de imaginar, mas, por algum motivo, alguns acreditam ardentemente em sua imaginação. Eles não são gênios, são apaixonados.
Se você tem realizado pouco e sente que tornou-se apenas o tripulante de um barco à deriva, saiba que o segredo para aportar em um cais seguro e bom é, antes de mais nada, imaginá-lo em detalhes, todos os dias, e se apaixonar ardentemente por esse lugar, de forma que ele esteja a frente de todos os outros desejos seus.
Pode ser uma simples casa na praia ou uma mansão.
Pode ser uma profissão de sucesso ou ser dono uma empresa milionária.
Saiba que tudo é possível e que não faltam exemplos para sustentar minha firmação. Aproveite que você é humano e que ganhou essa capacidade ímpar no universo.
Não atrofie seu maior dom, nem se limite a uma vida idêntica a qualquer outro animal da terra. Use sua capacidade ficcional para criar o mundo que deseja viver.